Informação e análise - Kotler tem dito que "ex-CEO da Unilever disse que
sua empresa soubesse o que sabe dobraria seus lucros. O significado disso é
claro: quase sempre as empresas possuem informações fecundas, mas não exploram
esse manacial. O marketing tende a se basear mais na força da informação do que na força de vendas.Sistema de Informação de Marketing - sistemas
1. Wall Mart - a precisão dos sistemas é tanta que as decisões são tomadas com base no real
Roteiro da Aula2. A 7 Eleven do Japão repõe seus estoques 3 vezes ao dia, baseado nas decisões gerenciais.
3. Hotel - serviços que vendem novos serviços e geram novos clientes
" A capacidade de aprender mais rápido que os concorrentes talvez seja a nossa única arma competitiva duradoura" disse Arie de Geus, ex-estrategista da Shell - Royal Dutch.
Revisão da aula 1
Dinâmica:
Caracterize a utilização através de exemplos de ações de marketing por outros departamentos que não vendas, atendimento e o próprio departamento de marketing.
1. Finalidade do marketing e de vendas
2. Entendendo o cliente
3. Abandono - a relação de marketing com os seus clientes
4. Pm - SDP - 4Ps - I - C (Pesquisa gera segmentação que gera definição do publico alvo que gera posicionamento que gera ativação do composto de marketing que gera implantação gerando controle).
5. Agregando o valor a marca
6. Valor e preço
7. Percebendo o valor
8. Inovando o marketing - relacionamento e integração
9. As principais mudanças no marketing
10. Estabelecendo relações com o mercado
11. Atitude de marketing - fundamento do produto total
12. Comunicação integrada
13. Os planos do marketing
Amplitude do Marketing - Segmentos
O marketing de segmentos baseia-se na idéia de que todo o mercado consiste de grupos ou segmentos de clientes com necessidades e desejos específicos. Os compradores podem ser segmentados em proteção anticarie, hálito melhor, sensibilidade bucal e dentes mais brancos.
Kotler destaca 3 níveis de composição do segmento: marca, nicho e célula.
Entre as muitas subdivisões e classificações um mercado pode ser fragmentado em amplos grupamentos:
Segmento por Benefício (ex. consumidores que procuram segurança, preço baixo, qualidade, atendimento); Segmentação Demográfica (consumidores da 3ª idade, universitários, minorias jovens e de baixo poder aquisitivo); Segmentos por Ocasião (esportistas de final de semana, passageiros de companhias aéreas que viajam a negócios); por Nível de utilização (considerados grupamentos pela freqüência de uso de um serviço); Estilo de vida (determinado por hábito)
Exemplo do Delivery de PizzaO Processo de Administração de Marketing
PM - Pesquisa de Marketing
SDP – Segmentação, Definição de público-alvo e Posicionamento.
MM – Marketing Mix ou Composto de Marketing ou 4 Ps
I – Implementação ou
C – Controle – Analise de resultados e feedback
· Pesquisa
A pesquisa de mercado proporciona uma fotografia do mercado consumidor: sua renda, disposição, aceitação, avaliação e interesse na aquisição de um produto e os seus serviços.
Um bom projeto de pesquisa pose ser uma verdadeira bússola para o administrador de marketing no monitoramento do mercado.
Case - A Gafisa e o lançamento globalizado
Mix de Marketing
Os famosos 4 Ps determinaram o ferramental que varias gerações de administradores de marketing vem se utilizando na gestão de negócios e mercados.
Produto – produto, embalagens, serviços, contratos, manutenção e assistência técnica.
Preço – a precificação do produto, impostos, transportes, garantia e outros serviços.
Praça – a atividades de prover o mercado e o cliente no timing certo para que o produto exerça seu apelo de compra
Promoção – comunicar a existência do produto e dos seus benefícios de modo a colocá-lo em evidência nas prateleiras e portfólios
· Implementando e Controlando
Vários especialistas têm afirmado que o calcanhar de Aquiles do composto de marketing costuma ocorrer na sua execução. Vamos até mais longe: os melhores planos admitem falhas e erros. Grandes corporações ao colocarem o seu bloco na rua ao implementarem a sua estratégia costumam cometer erros de execução:
Integração de todo o pessoal (produção, abastecimento, distribuição, atendimento, vendas e garantia).
Centralização excessiva e falta resolução de problemas
Falha de comunicação interna
· O que é uma oportunidade de marketing?
O marketing define uma oportunidade como o atendimento a uma necessidade e interesse do consumidor, cuja satisfação dá a empresa uma alta probabilidade de obter um desempenho lucrativo.
Ray Kroc e o Mcdonald – alimentação rápida, com preço, sabor e atendimento consistente.
· Quais são as principais fontes de oportunidade do mercado?
1. Suprir algo escasso
2. Melhorar ou inovar no fornecimento de um bem ou serviço
3. Criar um novo produto ou serviço
Ao suprir algo escasso as empresas procuram ajustar os maiores preços (monopólio).
Melhorar ou inovar em produto pode ser expresso no avião a álcool que a Embraer está lançando
“Avião caipiraA Embraer entrega, dia 15 agora, o primeiro avião movido a álcool. É um Ipanema, comprado por um fazendeiro de Sorriso, Mato Grosso. O novo modelo, que vai permitir uma economia de 20% nos gastos com combustíveis, já tem até lista de espera de compradores”. Publicado em O Globo, por Ancelmo Goes
30 agosto 2005
Aula 2 - Conceitos Centrais de Marketing
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Free PR Advice for Dell
Dell PR dialed up Jeff Jarvis today. I guess it took a BusinessWeek story for them to finally move on this.
Hey, you have a great blog here! I'm definitely going to bookmark you!
I have a penile enlargement techniques site. It pretty much covers penile enlargement techniques related stuff.
Come and check it out if you get time :-)
A Sweet Suite for Bloggers
By John P. Mello Jr. TechNewsWorld IMHO, developed by Italian software writer Andrea Boschin, is a forms application that allows you to quickly and remotely create postings for your blog.
Thank you for your super blog and for your very kind words. Because of it, this week was extra nice!
I've got a Bad Credit Loan Adverse ReMortgage Personal Mortgage Secured Finance site/blog. I love Bad Credit Loan Adverse ReMortgage Personal Mortgage Secured Finance!
Don't forget to visit sometime soon!
Postar um comentário