24 agosto 2005

Bem vindos ao curso de marketing para administradores da Univercidade

Programa


Cronograma dos eventos principais que estão sendo agendados:

A1 –
A2 –
Sc -
Vs -


Bibliografia
Kotler, P e Armstrong, G. - Principios de Marketing - LTC - 7a ed
Bibliografia Adicional
Kotler, P. Administração de Marketing - edição do milênio. Prentice Hall
Kotler, P, - Marketing para o século XXI - Ed Futura 2000
Kotler, P, - Marketing de A a Z - Ed Campus 2003
(Kotler, P - Marketing p/ seculo XXI - Futura pgs 205 e 207)
Azevedo, Sérgio Cézar de - Guia Valor Economico de Marketing para pequenas e médias empresas - Ed Globo - 2002
Gordon, Ian - Marketing de Relacionamento - Ed Futura 1998
COBRA, M. - Marketing básico - Atlas
LAS CASAS, A. Marketing: conceitos, exercícios e casos. Atlas
Ambrósio, V - Plano de Marketing - Reichman & Affonso
Madruga, R - GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DE MARKETING DE RELACIONAMENTO E CRM...Atlas
STEVENS,R. et Al. Planejamento de marketing. Makron
RIES, A. Posicionamento. Pioneira;
LEVITT, T. A Imaginação de marketing. Atlas;
LOVELOCK, C. & WRIGHT, L. Serviços - marketing e gestão. Saraiva
GRACIOSO, F. A excelência em Marketing nos anos 90. Atlas
COBRA, M. Marketing - casos brasileiros. Atlas
COBRA, M. Planejamento estratégico de Marketing. Atlas
ANDERSON, K. Como encantar o Cliente pelo telefone. Campus (AMA);
Rissato, Marcelo - O Cliente por um fio - Nobel
Ries, Al - As 22 Leis de Marketing - Makron
Reis, Al - Posicionamento - Pioneira
Kotler, P - Marketing para organizações que não visam lucro - Atlas
Cobra, M. - Administração de Vendas - Atlas
Marconi, J - Marketing em época de crise - Makron

Parte 1

Roteiro da Aula 1

I- Definir conceitos

Evolução, Filosofias, comportamento do consumidor, Sistema de
Informação de Marketing, Segmentação de Mercado e Relacionamento

II - A herança e o desafio

    1. Ford era f
    2. A evolução do perfil do Administrador de
      Marketing
    3. Quais os cenários estão se
      descortinando?
    4. Como trabalhar a percepção
      humana
    5. Administrando a pressão - externa e
      interna
    6. Finalidade dos
      negócios
    7. Show-time
    8. Como você gostaria de ser atendido -
      necessidades do cliente
    9. Pesquisa e necessidades do
      cliente
    10. Entendendo o cliente
    11. Abandono - a relação de marketing com os
      seus clientes
    12. Pm - SDP - 4Ps - I - C (Pesquisa gera
      segmentação que gera definição do publico alvo que gera posicionamento que gera ativação do composto de marketing, que gera implantação e controle).
    13. Finalidade do marketing e de vendas
    14. Agregando o valor a marca
    15. Valor e preço
    16. Percebendo o
      valor
    17. Inovando o marketing - relacionamento e
      integração
    18. As principais mudanças no marketing
    19. Estabelecendo relações com o mercado
    20. Atitude de marketing - fundamento do
      produto total
    21. Comunicação integrada
    22. Os planos do
      marketing


Roteiro da Aula 2

  • Revisão da aula 1
  • Dinâmica:
    Caracterize a utilização através de exemplos de ações de mkt por outros departamentos que não vendas, atendimento e o próprio departamento de marketing.

  • Amplitude do Marketing - Segmentos


O marketing de segmentos baseia-se na idéia de que todo o mercado consiste de grupos ou segmentos de clientes com necessidades e desejos específicos. Os compradores podem ser segmentados em proteção anticarie, hálito melhor, sensibilidade bucal e dentes mais brancos.
Kotler destaca 3 níveis de composição do segmento: marca, nicho e célula.
Entre as muitas subdivisões e classificações um mercado pode ser fragmentado em amplos grupamentos:
Segmento por Benefício (ex. consumidores que procuram segurança, preço baixo, qualidade, atendimento); Segmentação Demográfica (consumidores da 3ª idade, universitários, minorias jovens e de baixo poder aquisitivo); Segmentos por Ocasião (esportistas de final de semana, passageiros de companhias aéreas que viajam a negócios); por Nível de utilização (considerados grupamentos pela freqüência de uso de um serviço); Estilo de vida (determinado por hábito típico de seu meio social).
Leitura paginas 41 a 45
Exemplo do Delivery de Pizza


· O Processo de Administração de Marketing

  • PM - Pesquisa de Marketing
    SDP – Segmentação, Definição de público-alvo e Posicionamento.
    MM – Marketing Mix ou Composto de Marketing ou 4 Ps
    I – Implementação ou
    C – Controle – Analise de resultados e feedback


· Pesquisa


A pesquisa de mercado proporciona uma fotografia do mercado consumidor: sua renda, disposição, aceitação, avaliação e interesse na aquisição de um produto e os seus serviços.
Um bom projeto de pesquisa pose ser uma verdadeira bússola para o administrador de marketing no monitoramento do mercado.
Case - A Gafisa e o lançamento globalizado

  • Mix de Marketing


Os famosos 4 Ps determinaram o ferramental que varias gerações de administradores de marketing vem se utilizando na gestão de negócios e mercados.
Produto – produto, embalagens, serviços, contratos, manutenção e assistência técnica.
Preço – a precificação do produto, impostos, transportes, garantia e outros serviços.
Praça – a atividades de prover o mercado e o cliente no timing certo para que o produto exerça seu apelo de compra
Promoção – comunicar a existência do produto e dos seus benefícios de modo a colocá-lo em evidência nas prateleiras e portfólios



· Implementando e Controlando


Vários especialistas têm afirmado que o calcanhar de Aquiles do composto de marketing costuma ocorrer na sua execução. Vamos até mais longe: os melhores planos admitem falhas e erros. Grandes corporações ao colocarem o seu bloco na rua ao implementarem a sua estratégia costumam cometer erros de execução:
Integração de todo o pessoal (produção, abastecimento, distribuição, atendimento, vendas e garantia).
Centralização excessiva e falta resolução de problemas
Falha de comunicação interna

  • O que é uma oportunidade de marketing?


O marketing define uma oportunidade como o atendimento a uma necessidade e interesse do consumidor, cuja satisfação dá a empresa uma alta probabilidade de obter um desempenho lucrativo.
Ray Kroc e o Mcdonald – alimentação rápida, com preço, sabor e atendimento consistente

  • Quais são as principais fontes de oportunidade do mercado?


1. Suprir algo escasso
2. Melhorar ou inovar no fornecimento de um bem ou serviço
3. Criar um novo produto ou serviço
Ao suprir algo escasso as empresas procuram ajustar os maiores preços (monopólio).

  • Melhorar ou inovar em produto pode ser expresso no avião a álcool que a Embraer está lançando


“Avião caipira" O Globo 5/03/2005 - por Ancélmo Góis

A Embraer entrega, dia 15 agora, o primeiro avião movido a álcool. É um Ipanema, comprado por um fazendeiro de Sorriso, Mato Grosso. O novo modelo, que vai permitir uma economia de 20% nos gastos com combustíveis, já tem até lista de espera de compradores”.

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