11 outubro 2014

Apple e Google são as marcas mais valiosas em ranking mundial

A Apple e o Google são as duas marcas mais valiosas do mundo, segundo lista divulgada pela Interbrand. É o segundo ano consecutivo que as empresas ocupam as duas primeiras colocações na lista "The Best Global Brands", que inclui 100 marcas. A primeira posição é da Apple, que aumentou seu valor em 21% em relação a 2013, para US$ 118,8 bilhões. O Google manteve a segunda posição, com crescimento de 15%, avaliado a US$ 107,4 bilhões. A terceira colocação, assim como em 2013, é da Coca-Cola, avaliada em US$ 81,5 bilhões. Desde que o levantamento começou a ser feito, a marca liderou o ranking até 2013, quando foi ultrapassada pela Apple. Entre as empresas que mais cresceram entre 2013 e 2014, o Facebook se destacou com alta de 86% em seu valor de marca, cotado a US$ 14,3 bilhões, na 29ª colocação. Segundo o estudo, o aumento é resultado de ações como operações de negócios mobile e ampliação de seu portfolio de produtos, como exemplifica a aquisição do WhatsApp.


Posição
Marca
Setor
Valor em US$ bilhões
Crescimento ante 2013
1
Tecnologia
118,863
21%
2
Tecnologia
107,439
15%
3
Coca-Cola
Bebidas
81,563
3%
4
IBM
Serviços de Negócios
72,244
-8%
5
Microsoft
Tecnologia
61,154
3%
6
GE
Diversos
45,480
-3%
7
Samsung
Tecnologia
45,462
15%
8
Toyota
Automotivo
42,392
20%
9
McDonald's
Restaurantes
42,254
1%
10
Mercedes-Benz
Automotivo
34,338
8%

Estreantes
Entre as empresas que apareceram na relação pela primeira vez estão Land Rover, FedEx, Hugo Boss e DHL. A lista, que está em sua 15ª edição, trouxe pela primeira vez uma marca de um país dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). A estreante foi a empresa chinesa de telecomunicações Huawei, que ficou na 94ª posição.

Nenhuma marca do Brasil está presente na lista. Segundo a Interbrand, as marcas brasileiras não atendem aos critérios para serem incluídas no ranking global das mais valiosas. Embora algumas possuem valor financeiro, não possuem presença global, segundo a pesquisa.
http://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2014/10/apple-e-google-sao-marcas-mais-valiosas-em-ranking-mundial.html

Nenhum comentário: