15 setembro 2005

Aula 3 - Roteiro

Revisão
  • O que é uma oportunidade de marketing?
    O marketing define uma oportunidade como o atendimento a uma necessidade e interesse do consumidor, cuja satisfação dá a empresa uma alta probabilidade de obter um desempenho lucrativo.Ray Kroc e o Mcdonald – alimentação rápida, com preço, sabor e atendimento consistente
  • Quais são as principais fontes de oportunidade do mercado?
    1. Suprir algo escasso2. Melhorar ou inovar no fornecimento de um bem ou serviço3. Criar um novo produto ou serviçoAo suprir algo escasso as empresas procuram ajustar os maiores preços (monopólio).
  • Inovar ou melhorar um produto:
“Avião caipira" O Globo 5/03/2005 - por Ancélmo Góis
A Embraer entrega, dia 15 agora, o primeiro avião movido a álcool. É um Ipanema, comprado por um fazendeiro de Sorriso, Mato Grosso. O novo modelo, que vai permitir uma economia de 20% nos gastos com combustíveis, já tem até lista de espera de compradores”.

II - A estrutura de marketing nas empresas - sistema e operação. Indicadores e áreas de resultados

  • Que tipos de planos de marketing uma empresa deve desenvolver?

Marca - cada marca de detergente Procter & Gamble tem seu plano estratégico

Por categoria de produtos - cada categoria de produto detergente tem algumas premissas, previsões e metas que orientam o planejamento de cada uma das marcas

Novos Produtos - cada novo produto tem o seu plano de lançamento e desenvolvimento detalhado

Segmento de Mercado - se o produto atende a segmentos diferentes, "então deve ter um plano para cada segmento (ex. bancário, seguros, viagens aéreas, hoteleiro)"

  • O que os planos devem conter?

Depende de cada empresa. Alguns atendem a presidência com planos botton line, com uma folha e que basicamente diz: meta, estratégia e o custo da execução.

Todo plano de marketing deve conter:

Análise situacional - que conterá a fotografia da situação atual.A analise SWOT - strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças). Principais problemas que a empresa enfrenta e as previsões para o futuro.

Objetivos e metas de marketinge - ter em mente que o marketing trabalha com a realização de resultados e que estes são reflexos de vendas, posição e participação no mercado. No entanto alguns objetivos podem ser qualitativos. Kotler cita como exemplos: margem de lucro, a participação no mercado e a satisfação do cliente. Como todo objetivo que visa orientar e estabelecer metas deve ser exequivel e estar de acordo com a politica da companhia. Ao estabelecer as metas, pensar em metas mensuráveis e realistas, com datas-limite de realização.

Ver figuras 9.1, 9.2 e 9.3: pág.: 211 e 212

Estratégia de marketing - a escolha do melhor caminho para atender a necessidade do consumidor e atingir as metas da empresa.

Entre as perguntas que o plano deve responder neste capitulo:

Qual é o mercado-alvo (t arget)? Ao definir o MA o gerente deve definir o mercado primário, secundário e terceario - Nem a Coca-cola pode dizer que todas as pessoas são seu mercado alvo... Ou Sears pode dizer que todas as camadas sociais procuram por suas ofertas de varejo com a mesma frequência e intensidade. O mar keging deve buscar os primários (heavyusers) - pessoas com renda, interesse e disposição para efetuar a compra

Plano de ação

e Controle de marketing

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