por Clarice Mendonça, adm - Administradores.com
O buzz marketing se utiliza de notícias e eventos para fazer com que formadores de opinião tomem consciência da marca e tornem-se entusiastas das mesmas. Com isso, ele gera "barulho", publicidade e transmite novas informações relevantes relacionadas com a marca por meios que podem ser até inesperados. O marketing viral é outra forma de comunicação boca a boca, que estimula os consumidores a passarem adiante pela Internet informações sobre bens e serviços desenvolvidos por uma empresa ou arquivos de áudio, vídeo ou texto. Ambas buscam criar um alarde no mercado para apresentar uma marca e suas características.
Um exemplo é a empresa Blendtec, que costumava ser conhecida por seus liquidificadores e processadores de alimentos de uso comercial. A empresa queria ser mais conhecida pelo público em geral, então o CEO da empresa começou a gravar uma série de vídeos engraçados intitulados "Will it blend?" (Vai misturar?) para promover alguns de seus produtos de uso doméstico. Os vídeos chamaram a atenção do público formador de opinião, mas rapidamente alcançou o público geral e transformou-se num viral. Um dos vídeos que mais chamaram a atenção é do CEO destruindo um recém-lançado IPhone. www.willitblend.com
Algumas empresas utilizam-se de campanhas visando criar virais na internet, como é o caso por exemplo, de marcas como Evian, Itaú e Samsung, que utilizaram bebês em vídeos, gerando grande quantidade de acessos, compartilhamentos, curtidas e comentários. http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/10-comerciais-que-mostram-o-poder-viral-dos-bebes
Mas para criar buzz e quem sabe tornar-se um viral, é preciso ter verdade na mensagem. Uma técnica interessante é criar um roteiro que conte histórias atrativas em torno de ideias, que envolvam as emoções das pessoas. Segundo Kotler, uma das formas de conquistar fãs de uma marca é a capacidade de as empresas contarem histórias envolventes, fazendo com que as pessoas sintam-se mais próximas da organização. As redes sociais contribuem muito com isso, mas as empresas não podem cair na tentação de simplesmente vender seus produtos, mas sim que gerar relacionamento. Alguns exemplos são empresas como Coca-Cola e McDonalds que são referência nesse assunto. A QuikSilver também publica vídeos diversos sobre surfe para atrair os olhares do seu público potencial. (YouTube/QuikSilver)
O canal da Johnson & Johnson no YouTube também dispõe de muitos vídeos que retratam histórias sobre saúde, família e responsabilidade social e geram relacionamento com a marca. https://www.youtube.com/user/JNJhealth
A presença das empresas nas redes sociais permite que os consumidores interajam com a marca de maneira mais profunda e com grande alcance. É papel de profissionais de marketing incentivar os consumidores a interagirem, mas isso torna-se um enorme desafio, pois a empresa fica propensa a receber críticas. É fundamental manter um diálogo contínuo e aberto, respondendo as questões positivas e as negativas.
E para encerrar, ficam três dicas para você começar a fazer o marketing viral de seu produto na internet:
Torne seu produto um componente do processo de comunicação;
Leve seus clientes a interagir;
Estimule seu cliente a divulgar a novidade.
E assim como a história do "Mazá, Marco veio" (https://www.youtube.com/watch?v=DahLMjDwSPo&feature=kp), que rapidamente invadiu a rede e viralizou, tornando-se bordão para diversas outras situações, virou game e é um dos vídeos que mais estão badalando no momento aqui em nosso Estado de Santa Catarina, "taca-le pau" nas estratégias digitais para sua empresa, tenha presença na web, interaja com seus públicos, gere ações de relacionamento com conteúdo relevante, obtenha leads (contato qualificado) e trabalhe para que esse contato transforme-se em consumidor.
#sucessonosnegocios #presencadigital #leads #relacionamento #resultados
Fontes:
Kotler, Philip. Keller, Kevin Lane. Administração de marketing. 14 ed. – São Paulo : Pearson Education do Brasil, 2012.
Kotler, Philip. Kartajaya, Hermawan. Setiawan, Iwan. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. 4 ed. – Rio e Janeiro : Elsevier, 2010.
Rosen, Emanuel. Marketing boca a boca: como fazer com que os clientes falem de sua empresa, seus produtos e serviços. São Paulo : Futura, 2001.
O buzz marketing se utiliza de notícias e eventos para fazer com que formadores de opinião tomem consciência da marca e tornem-se entusiastas das mesmas. Com isso, ele gera "barulho", publicidade e transmite novas informações relevantes relacionadas com a marca por meios que podem ser até inesperados. O marketing viral é outra forma de comunicação boca a boca, que estimula os consumidores a passarem adiante pela Internet informações sobre bens e serviços desenvolvidos por uma empresa ou arquivos de áudio, vídeo ou texto. Ambas buscam criar um alarde no mercado para apresentar uma marca e suas características.
Um exemplo é a empresa Blendtec, que costumava ser conhecida por seus liquidificadores e processadores de alimentos de uso comercial. A empresa queria ser mais conhecida pelo público em geral, então o CEO da empresa começou a gravar uma série de vídeos engraçados intitulados "Will it blend?" (Vai misturar?) para promover alguns de seus produtos de uso doméstico. Os vídeos chamaram a atenção do público formador de opinião, mas rapidamente alcançou o público geral e transformou-se num viral. Um dos vídeos que mais chamaram a atenção é do CEO destruindo um recém-lançado IPhone. www.willitblend.com
Algumas empresas utilizam-se de campanhas visando criar virais na internet, como é o caso por exemplo, de marcas como Evian, Itaú e Samsung, que utilizaram bebês em vídeos, gerando grande quantidade de acessos, compartilhamentos, curtidas e comentários. http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/10-comerciais-que-mostram-o-poder-viral-dos-bebes
Mas para criar buzz e quem sabe tornar-se um viral, é preciso ter verdade na mensagem. Uma técnica interessante é criar um roteiro que conte histórias atrativas em torno de ideias, que envolvam as emoções das pessoas. Segundo Kotler, uma das formas de conquistar fãs de uma marca é a capacidade de as empresas contarem histórias envolventes, fazendo com que as pessoas sintam-se mais próximas da organização. As redes sociais contribuem muito com isso, mas as empresas não podem cair na tentação de simplesmente vender seus produtos, mas sim que gerar relacionamento. Alguns exemplos são empresas como Coca-Cola e McDonalds que são referência nesse assunto. A QuikSilver também publica vídeos diversos sobre surfe para atrair os olhares do seu público potencial. (YouTube/QuikSilver)
O canal da Johnson & Johnson no YouTube também dispõe de muitos vídeos que retratam histórias sobre saúde, família e responsabilidade social e geram relacionamento com a marca. https://www.youtube.com/user/JNJhealth
A presença das empresas nas redes sociais permite que os consumidores interajam com a marca de maneira mais profunda e com grande alcance. É papel de profissionais de marketing incentivar os consumidores a interagirem, mas isso torna-se um enorme desafio, pois a empresa fica propensa a receber críticas. É fundamental manter um diálogo contínuo e aberto, respondendo as questões positivas e as negativas.
E para encerrar, ficam três dicas para você começar a fazer o marketing viral de seu produto na internet:
Torne seu produto um componente do processo de comunicação;
Leve seus clientes a interagir;
Estimule seu cliente a divulgar a novidade.
E assim como a história do "Mazá, Marco veio" (https://www.youtube.com/watch?v=DahLMjDwSPo&feature=kp), que rapidamente invadiu a rede e viralizou, tornando-se bordão para diversas outras situações, virou game e é um dos vídeos que mais estão badalando no momento aqui em nosso Estado, "taca-le pau" nas estratégias digitais para sua empresa, tenha presença na web, interaja com seus públicos, gere ações de relacionamento com conteúdo relevante, obtenha leads (contato qualificado) e trabalhe para que esse contato transforme-se em consumidor.
#sucessonosnegocios #presencadigital #leads #relacionamento #resultados
Por: Adm. Clarice Mendonça | www.lvmkt.blogspot.com.br
http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/buzz-marketing-e-marketing-viral/79052/
Fontes:
Kotler, Philip. Keller, Kevin Lane. Administração de marketing. 14 ed. – São Paulo : Pearson Education do Brasil, 2012.
Kotler, Philip. Kartajaya, Hermawan. Setiawan, Iwan. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. 4 ed. – Rio e Janeiro : Elsevier, 2010.
Rosen, Emanuel. Marketing boca a boca: como fazer com que os clientes falem de sua empresa, seus produtos e serviços. São Paulo : Futura, 2001.
Um exemplo é a empresa Blendtec, que costumava ser conhecida por seus liquidificadores e processadores de alimentos de uso comercial. A empresa queria ser mais conhecida pelo público em geral, então o CEO da empresa começou a gravar uma série de vídeos engraçados intitulados "Will it blend?" (Vai misturar?) para promover alguns de seus produtos de uso doméstico. Os vídeos chamaram a atenção do público formador de opinião, mas rapidamente alcançou o público geral e transformou-se num viral. Um dos vídeos que mais chamaram a atenção é do CEO destruindo um recém-lançado IPhone. www.willitblend.com
Algumas empresas utilizam-se de campanhas visando criar virais na internet, como é o caso por exemplo, de marcas como Evian, Itaú e Samsung, que utilizaram bebês em vídeos, gerando grande quantidade de acessos, compartilhamentos, curtidas e comentários. http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/10-comerciais-que-mostram-o-poder-viral-dos-bebes
Mas para criar buzz e quem sabe tornar-se um viral, é preciso ter verdade na mensagem. Uma técnica interessante é criar um roteiro que conte histórias atrativas em torno de ideias, que envolvam as emoções das pessoas. Segundo Kotler, uma das formas de conquistar fãs de uma marca é a capacidade de as empresas contarem histórias envolventes, fazendo com que as pessoas sintam-se mais próximas da organização. As redes sociais contribuem muito com isso, mas as empresas não podem cair na tentação de simplesmente vender seus produtos, mas sim que gerar relacionamento. Alguns exemplos são empresas como Coca-Cola e McDonalds que são referência nesse assunto. A QuikSilver também publica vídeos diversos sobre surfe para atrair os olhares do seu público potencial. (YouTube/QuikSilver)
O canal da Johnson & Johnson no YouTube também dispõe de muitos vídeos que retratam histórias sobre saúde, família e responsabilidade social e geram relacionamento com a marca. https://www.youtube.com/user/JNJhealth
E para encerrar, ficam três dicas para você começar a fazer o marketing viral de seu produto na internet:
Torne seu produto um componente do processo de comunicação;
Leve seus clientes a interagir;
Estimule seu cliente a divulgar a novidade.
E assim como a história do "Mazá, Marco veio" (https://www.youtube.com/watch?v=DahLMjDwSPo&feature=kp), que rapidamente invadiu a rede e viralizou, tornando-se bordão para diversas outras situações, virou game e é um dos vídeos que mais estão badalando no momento aqui em nosso Estado de Santa Catarina, "taca-le pau" nas estratégias digitais para sua empresa, tenha presença na web, interaja com seus públicos, gere ações de relacionamento com conteúdo relevante, obtenha leads (contato qualificado) e trabalhe para que esse contato transforme-se em consumidor.
#sucessonosnegocios #presencadigital #leads #relacionamento #resultados
Fontes:
Kotler, Philip. Keller, Kevin Lane. Administração de marketing. 14 ed. – São Paulo : Pearson Education do Brasil, 2012.
Kotler, Philip. Kartajaya, Hermawan. Setiawan, Iwan. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. 4 ed. – Rio e Janeiro : Elsevier, 2010.
Rosen, Emanuel. Marketing boca a boca: como fazer com que os clientes falem de sua empresa, seus produtos e serviços. São Paulo : Futura, 2001.
O buzz marketing se utiliza de notícias e eventos para fazer com que formadores de opinião tomem consciência da marca e tornem-se entusiastas das mesmas. Com isso, ele gera "barulho", publicidade e transmite novas informações relevantes relacionadas com a marca por meios que podem ser até inesperados. O marketing viral é outra forma de comunicação boca a boca, que estimula os consumidores a passarem adiante pela Internet informações sobre bens e serviços desenvolvidos por uma empresa ou arquivos de áudio, vídeo ou texto. Ambas buscam criar um alarde no mercado para apresentar uma marca e suas características.
Um exemplo é a empresa Blendtec, que costumava ser conhecida por seus liquidificadores e processadores de alimentos de uso comercial. A empresa queria ser mais conhecida pelo público em geral, então o CEO da empresa começou a gravar uma série de vídeos engraçados intitulados "Will it blend?" (Vai misturar?) para promover alguns de seus produtos de uso doméstico. Os vídeos chamaram a atenção do público formador de opinião, mas rapidamente alcançou o público geral e transformou-se num viral. Um dos vídeos que mais chamaram a atenção é do CEO destruindo um recém-lançado IPhone. www.willitblend.com
Algumas empresas utilizam-se de campanhas visando criar virais na internet, como é o caso por exemplo, de marcas como Evian, Itaú e Samsung, que utilizaram bebês em vídeos, gerando grande quantidade de acessos, compartilhamentos, curtidas e comentários. http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/10-comerciais-que-mostram-o-poder-viral-dos-bebes
Mas para criar buzz e quem sabe tornar-se um viral, é preciso ter verdade na mensagem. Uma técnica interessante é criar um roteiro que conte histórias atrativas em torno de ideias, que envolvam as emoções das pessoas. Segundo Kotler, uma das formas de conquistar fãs de uma marca é a capacidade de as empresas contarem histórias envolventes, fazendo com que as pessoas sintam-se mais próximas da organização. As redes sociais contribuem muito com isso, mas as empresas não podem cair na tentação de simplesmente vender seus produtos, mas sim que gerar relacionamento. Alguns exemplos são empresas como Coca-Cola e McDonalds que são referência nesse assunto. A QuikSilver também publica vídeos diversos sobre surfe para atrair os olhares do seu público potencial. (YouTube/QuikSilver)
O canal da Johnson & Johnson no YouTube também dispõe de muitos vídeos que retratam histórias sobre saúde, família e responsabilidade social e geram relacionamento com a marca. https://www.youtube.com/user/JNJhealth
A presença das empresas nas redes sociais permite que os consumidores interajam com a marca de maneira mais profunda e com grande alcance. É papel de profissionais de marketing incentivar os consumidores a interagirem, mas isso torna-se um enorme desafio, pois a empresa fica propensa a receber críticas. É fundamental manter um diálogo contínuo e aberto, respondendo as questões positivas e as negativas.
E para encerrar, ficam três dicas para você começar a fazer o marketing viral de seu produto na internet:
Torne seu produto um componente do processo de comunicação;
Leve seus clientes a interagir;
Estimule seu cliente a divulgar a novidade.
E assim como a história do "Mazá, Marco veio" (https://www.youtube.com/watch?v=DahLMjDwSPo&feature=kp), que rapidamente invadiu a rede e viralizou, tornando-se bordão para diversas outras situações, virou game e é um dos vídeos que mais estão badalando no momento aqui em nosso Estado, "taca-le pau" nas estratégias digitais para sua empresa, tenha presença na web, interaja com seus públicos, gere ações de relacionamento com conteúdo relevante, obtenha leads (contato qualificado) e trabalhe para que esse contato transforme-se em consumidor.
#sucessonosnegocios #presencadigital #leads #relacionamento #resultados
Por: Adm. Clarice Mendonça | www.lvmkt.blogspot.com.br
http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/buzz-marketing-e-marketing-viral/79052/
Fontes:
Kotler, Philip. Keller, Kevin Lane. Administração de marketing. 14 ed. – São Paulo : Pearson Education do Brasil, 2012.
Kotler, Philip. Kartajaya, Hermawan. Setiawan, Iwan. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. 4 ed. – Rio e Janeiro : Elsevier, 2010.
Rosen, Emanuel. Marketing boca a boca: como fazer com que os clientes falem de sua empresa, seus produtos e serviços. São Paulo : Futura, 2001.
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