Coluna Tecnologia & propaganda
Por Fernando Flessati, fernandoagitorio@gmail.com e @fernandoflessat
Ufa!, terminou. Aconteceu de tudo um pouco em 2013. Crise, inflação, representatividade política ou ausência dela, escândalos públicos e privados, mensaleiros e banqueiros presos, e inflação, e um papa argentino. 2013 será lembrado pelas imagens da população nas ruas de todo o Brasil protestando por saúde, transporte e serviços, provocando tremores no governo e nos poderosos. Foi tão atípico que trouxe à cena quem estava no limbo, como o atacante Hernani do Flamengo e o ministro Moreira Franco.
As grandes marcas também apanharam bastante. Terminam o ano sitiadas e com seu prestígio chamuscado. Uma situação inusitada pelos gurus do marketing: pela TV as marcas veiculavam comerciais maravilhosos e nas praças se escondiam sob tapumes. Procuravam por respostas e, ao mesmo tempo, tentavam exorcizar as previsões para 2014.
Analistas concordam que nos próximos meses as empresas precisarão de vendas enquanto o país inteiro estará dominado pela bola rolando e, depois, por palanques e eleições. Para repor seu nível de vendas, o empresário que tradicionalmente começava a investir depois do carnaval, vai ter que investir mais cedo.
O Brasil não é para principiantes, dizia Tom Jobim, mas penso que a solução para o próximo ano passa pela propaganda e pela inovação.
Ayres Britto com os advogados colaborativos Marcello Rodante, Olivia Fürst e Diana Poppe. |
Inovação traz luz ao Direito
O grupo Práticas Colaborativas, composto por advogados, financistas e psicólogos, e coordenado pela advogada carioca Olivia Fürst, inova ao iluminar o Direito de Família e seus tortuosos conflitos, que resvalam pelos corredores sombrios da Justiça. Ganharam o Prêmio Innovare 2013 com a inovação.
Para Joaquim Barbosa, presidente do STF, o Innovare conquistado por Práticas Colaborativas no Direito de Família, é o merecido reconhecimento aos cidadãos e aos profissionais que, no âmbito de suas atividades e de sua comunidade, constroem a Justiça no dia a dia para, assim, sermos uma sociedade mais justa, mais coesa e provida de mais segurança.
O grupo tem planos ambiciosos. Investirá na realização da 1ª Capacitação Nacional, trazendo ao Rio de Janeiro especialistas internacionais no próximo ano. As estrelas serão a advogada Pauline Tesler, a psicóloga Peggy Thompson e a consultora financeira Lisa Scheneider, fundadoras da Academia Internacional de Profissionais Colaborativos (IACP).
Querem mais? Entre suas prioridades, o grupo mira na fundação da Academia Brasileira de Profissionais Colaborativos para propagarem as novas práticas.
Propaganda nas nuvens
A JB FM e seu diretor executivo Mario Reis comemoram 2013 como um dos melhores anos dos últimos tempos.
Com um folego impressionante, a rádio carioca JB FM, fundada há mais de 40 anos, compartilha uma programação repleta de música, notícias, humor, serviços e lazer. E o que tem de novo nisso? Coloque bons anunciantes e você verá.
Pergunto ao executivo Reis sobre a receita para 40 anos de bons resultados. Ele resume em duas palavras: tradição e credibilidade. Simples, penso com meus botões e, ao mesmo tempo, dificílimo de ser conseguido. Pois vou ao oráculo e encontro o app da rádio e, surpresa, toca redondo no IOS e no Android.
Pergunto sobre o futuro e Mario Reis me avisa que para um ano de Copa, sem uma programação esportiva, os resultados cairão.
As chuteiras de 1950
Concordo com Mario Reis, os anunciantes já estão comprometidos com a Copa. Vale para todos de uma maneira geral. Os temas, campanhas e verbas serão Copa, bola e esporte.
Penso em Nelson Rodrigues: a pátria de novo calçará as chuteiras de 1950.
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