09 junho 2013

Empreendedorismo MBA Trabalho Final


Empreendedorismo e inovação
Trabalho final da disciplina
Unigranrio
MBA Gestao Empresarial
Prof. Fernando Flessati
Leitura inspiradora
Quais as recomendações para quem quer abrir um pequeno negócio em um cenário econômico instável como
o brasileiro?
SÉRGIO MOREIRA, Folha de São Paulo
Não importa o cenário. Com estabilidade ou turbulência, são fundamentais foco no mercado e capacidade gerencial. Em primeiro lugar, é preciso saber o que e para quem vender. Antes de montar o próprio negócio, é preciso mapear e ter o perfil do comprador, enxergar a clientela. Em segundo lugar, saber administrar. Não adianta ter um bom produto se não há controle de custos. Montar uma logística e fazer um mínimo de marketing são importantes. Em terceiro lugar, ousar. Sem criatividade, sem coragem para inovar, a empresa não vai para frente. Finalmente, atuar em rede, cooperar, associar-se, para adquirir mais competitividade. O pequeno negócio, hoje, não sobrevive
isoladamente.
Coloque em prática a máxima de Michel Porter: é vital competir e cooperar, cooperar e competir.’’

SÉRGIO MOREIRA, foi diretor-presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)


Tema para o projeto final
A idéia
Definir  claramente qual a sua ideia e objetivo para o seu projeto empreendedor. Correlacione com as necessidades de
mercado que deverão ser atendidas.
Time, equipe e parcerias
Descreva o seu time de trabalho, habilidades, vínculos e nível de comprometimento.  Quais as características principais para a escolha dos parceiros de negócios a afinidade com as suas ideias e  projetos.
Marketing – concorrência, mercado e diferenciais
A partir da sua ideia e objetivo pesquise possíveis concorrentes, área de abrangência, preço, produtos e serviços pontos fortes e fraco, marketing e  comunicação, concorrência mercado e estágio de desenvolvimento e atendimento.
Proponha o conceito e as principais inovações e diferenciais que pretende implantar ou inovar no mercado.
Posicionamento e metas
Estabeleça a meta, com indicadores os mais claros e objetivos possíveis, demonstrando e convencendo investidores.
Reflita sobre o melhores passos para posicionar a marca, produto e serviço diante do mercado
Recursos e administração
Pesquise por fontes de recursos de investimento e as informações e pré-requisitos necessários ao projeto.
Avalie as taxas de retorno e compare com o mercado.
Simule prazos de retorno para o seu projeto.

Estrutura do trabalho e pesquisa
O trabalho deverá ser entregue no dia 24/06.
A bibliografia, exemplos e áreas pesquisas devem ser citadas. As pesquisas na internet devem conter o site e data pesquisadas pelos alunos, devem ser citadas conforme:

  • Bernardini, Luiz, Manual de Empreendedorismo e Gestão, Ed: Atlas SP 1a ed. 2003
  • Salim, Cesar e outros, Construindo Plano de Negócios, Ed: Elsevier, SP, 3a ed. 2003
  • http://endeavor.com.br/ pesquisado em 09062013
  • Dornelas, J, Empreendedorismo, Ed: Campus, RJ 2001
  • Sobre inovação
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Inova%C3%A7%C3%A3o
  • Pralahad, C, A Riqueza na Base da Piramide, Ed:Bookman,SP, 2006

Grupos de até 3 pessoas, informados ao professor

A estrutura deve conter os seguintes capítulos, obrigatoriamente:
·      Capa, com o tema e nome dos participantes
·      Indice
·      Sumario executivo (1 lauda)
·      Descrição da Ideia
·      Time ou equipe
·      Marketing – produtos, serviços, competidores e diferenciais
·      Posicionamento e metas
·      Recursos e administração

Análise Financeira e viabilidade – alunos que quiserem propor a viabilidade financeira podem pesquisar na bibliografia


Data final para entrega – 24/06/2013
Email para entrega – gestao@tfscomunicacao.com.br


Nenhum comentário: