Um mês antes da copa foram monitorados os perfis de usuários que circularam nos aeroportos paulistas e cariocas com o objetivo de identificar quem são essas pessoas, o que curtem e quais os principais assuntos e tópicos comentados e discutidos por elas nas redes sociais.
A versão resumida do estudo já está disponível no endereço: http://www.slideshare.net/Elife2009/o-buzz-dos-aeroportos-de-sp-e-rj-no-perodo-prcopa
Se você fez check-in em algum dos aeroportos paulistas ou cariocas entre o período de 15 de abril a 15 de maio, você pode estar entre os perfis monitorados para o estudo "Aeroportos Brasileiros". Durante um mês, a E.life, líder em análise de mídia gerada pelo consumidor e interações em redes sociais, coletou informações para identificar quem são as pessoas que circulam pelos aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Viracopos, no estado de São Paulo, e Santos Dumont e Galeão, no Rio de Janeiro, e entender seus hábitos, gostos, para onde vão e quais foram os principais assuntos e tópicos comentados e discutidos nas redes sociais no período.
Para a realização do estudo, a E.life utilizou a metodologia própria do Consumer-centered Monitoring que tem o foco no consumidor. Nesse método de análise, a identificação e classificação das informações como a localização, sexo, informações da bio e assuntos de interesse são coletadas a partir dos depoimentos deixados pelos usuários que falaram dos aeroportos.
Durante a análise foi constatado, por exemplo, que o principal destaque nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas foram as pessoas que utilizam o check-in para avisar os amigos onde estão e para onde vão. Outro tema frequente no período monitorado foi a Copa do Mundo e as reformas nos aeroportos previstas para o evento, assim como os assuntos políticos. Já no aeroporto de Viracopos, as menções foram sobre a não conclusão da obra prevista para a Copa do Mundo. Também foram representativas as publicações sobre a venda de iPhones no aeroporto de Guarulhos, sem a cobrança de imposto.
No período estudado, a maioria dos usuários em trânsito pelos aeroportos de Guarulhos e Viracopos era da região nordeste e centro oeste, enquanto no aeroporto de Congonhas predominaram pessoas da região sul do país. Quem passou pelo aeroporto de Guarulhos também mostrou interesse por esportes, e falou sobre bancos e empresas de telefonia. Já no aeroporto de Congonhas, gostam de música, frequentam shoppings e falam sobre reality shows. Já os usuários que estavam em Viracopos no período preferem citar os portais de notícias. Com base nos dados públicos de geolocalização disponibilizados no perfil dos usuários que fizeram check-in no aeroporto de Congonhas, também foi possível identificar de onde essas pessoas vinham e quais eram seus destinos.
Quem frequentou o aeroporto do Galeão entre 15 de abril e 15 de maio também visita shoppings, se interessa por esportes e assiste vídeos com frequência no YouTube. Já o perfil de quem esteve no aeroporto Santos Dumont é fiel a marcas específicas de telefone e frequenta shopping. O destaque no aeroporto Santos Dumont foram as menções sobre celebridades, com mais de 3.600 citações.
No período analisado os homens publicaram mais do que as mulheres. Outro dado interessante é que, apesar do aeroporto de Guarulhos ter o maior número de passageiros circulando diariamente, foi o Galeão que teve o maior número de citações: 19.464.
A versão resumida do estudo "Aeroportos Brasileiros" está disponível no link: http://www.slideshare.net/Elife2009/o-buzz-dos-aeroportos-de-sp-e-rj-no-perodo-prcopa.
O Consumer-centered Monitoring, novo produto da E.Life, está disponível para empresas interessadas em conhecer o comportamento do consumidor via redes sociais, e é entregue através de dashboards customizados e relatórios mensais. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: negocios@elife.com.br
http://www.maxpressnet.com.br/Conteudo/1,681841,Estudo_da_Elife_analisou_o_buzz_e_o_perfil_dos_usuarios_de_aeroportos_brasileiros,681841,7.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário