CCQ e o Sistema Toyota de produção
Fundamentação,aplicação e exemplos sobre CCQ e o sistema Toyota de produção.
Círculo de controle de qualidade é um pequeno grupo de funcionários que voluntariamente se une para conduzir atividades de controles de qualidade dentro da mesma área de trabalho. A motivação básica do CCQ é a participação.
Treinados da mesma maneira, com a compreensão da filosofia empresarial e os mesmo objetivos eles tentam melhorar o desempenho, reduzir os custos,aumentar a eficiência especialmente no que se refere á qualidade dos processos produtos ou do seu trabalho.
O ideal é que cada CCQ tenha no mínimo três e no máximo sete membros. Todas as decisões dos círculos são tomadas em conjunto, através de consenso.
Essas equipes são voluntárias e tem funcionamento por tempo indeterminado, o que facilita a criação de ambientes de aprendizagem por toda a empresa e por toda a vida. Tais equipes propiciam a satisfação de algumas necessidades sociais, de estima e de auto-realização dos trabalhadores.
Os propósitos fundamentais do CCQ são:
1- Contribuir para melhoria e desenvolvimento da empresa.
2- Respeitar a natureza humana, construir um local de trabalho alegre e brilhante no qual valha a pena viver.
3- Desenvolver as possibilidades infinitas de capacidade mental humana e permitir sua aplicação.
4- Aumentar a motivação e auto-realização dos funcionários, através da oportunidade participação na solução dos problemas da empresa.
5- Concorrer para a formação de uma mentalidade de qualidade disseminando a filosofia de autocontrole e prevenção de falhas.
6- Garantir a qualidade do produto.
7- Conseguir novas idéias.
8- Aumentar a produtividade do trabalho.
9- Reduzir custos e diminuir perdas.
10- Melhorar a comunicação e o relacionamento humano, tanto no sentido horizontal quanto vertical.
Aplicação do CCQ no contexto JIT/STP
Problemas que podem ser solucionados:
1- Melhoria de qualidade.
2- Melhoria de produtividade.
3- Redução de custos.
4- Ambiente físico de trabalho, tais como: iluminação, ventilação, limpeza, ruído, etc.
5- Racionalização dos processos de fabricação.
6- Condições de trabalho.
7- Segurança do trabalho.
8- Problemas em áreas administrativas.
9- Análise de refugos, retrabalhos, reclamações de defeitos.
10- Desenvolvimento e integração de funcionários.
O CCQ é importante para a promoção da saúde e da prosperidade da empresa; é importante para que o trabalhador seja produtivo e realizado; enfim, contém grande potencial de contribuir para a transformações sociais, ajudando a preparar o trabalhador da era do conhecimento.
Entre os esquemas participativos, o que teve maior difusão no Brasil é dos CCQ – Círculos de Controle de Qualidade. A aceitação da idéia ao nível da comunidade empresarial deve-se tanto à sua operacionalidade não exige nenhum investimento maior (a princípio) e não altera a estrutura formal da empresa, quanto à sua flexibilidade, e é aplicável a qualquer tipo de empresa. O CCQ tem sido utilizado em várias empresas com bastante sucesso.
Exemplos de CCQ
Na Pif Paf Alimentos os grupos de CCQ desenvolveram muito além do esperado. Desde que foi implementado na Pif Paf em 2001, os circulistas se tornaram um exemplo de relacionamento para a empresa.
A coordenadora de CCQ da empresa, Aparecida Almeida, falou das melhorias na Pif Paf depois que os grupos entraram em ação. "No momento que estes profissionais, começaram a pensar no processo, nas tarefas e nas melhorias, o local de trabalho se tornou mais leve, mais agradável, o que melhorou o relacionamento dentro da empresa e com as lideranças, e quando estes funcionários começaram a trabalhar em equipe, os resultados passaram a ser diferentes, pois a conscientização das pessoas hoje, dentro de um processo, é a coisa mais importante".
A empresa alimentícia conta com vários exemplos de melhoria no ambiente de trabalho, graças à atuação dos grupos de CCQ. A Banda Pif Paf e o Coral representam essas melhorias. Os funcionários que não tinham a oportunidade de mostrar seus talentos, ganham essa chance através do CCQ, que abriu o caminho para a motivação e o destaque dos trabalhadores na organização.
A coordenadora de CCQ ressalta como os funcionários cresceram profissionalmente e pessoalmente. "Além de resultados para empresa, o CCQ trouxe alegria, com o Coral, a Banda e o Teatro. Isso possibilitou o crescimento pessoal e profissional, através dos conhecimentos adquiridos nas práticas da qualidade. Os grupos de CCQ se desenvolveram ainda mais, e muitos dos circulistas se tornaram líderes, coordenadores ou foram para outras áreas melhores".
Nenhum comentário:
Postar um comentário